O que é Carimbo de Tempo e por que devo usá-lo?

Carimbo de Tempo é usado para especificar a hora em que a assinatura digital é feita. Isso é necessário para validar corretamente a assinatura.

Se o Carimbo de Tempo da assinatura está presente, a aplicação que valida (verifica) a assinatura, irá verificar se os certificados envolvidos na validação da assinatura eram válidos no momento da assinatura. Se não há Carimbo de Tempo para a assinatura a validade do certificado é verificada no momento da validação da assinatura, o que nem sempre é aceitável.

Exemplo:

Certificado é válido a partir de 01 de janeiro de 2008

Certificado é válido até 31 de dezembro de 2010

Assinatura é feita em 4 de julho de 2009

Assinatura é verificada em 30 de abril de 2012

Com Carimbo de Tempo: assinatura está ok (assinatura foi feita durante o período de validade do certificado).

Sem Carimbo de Tempo: assinatura não é válida (certificado está expirado no momento da verificação da assinatura).

Carimbo de Tempo deve ser utilizado se a assinatura é for utilizada (para a prova da autenticidade do documento ou autor originador de dados), a longo prazo, isto é, mais do que um ou vários dias.

Carimbo de Tempo não é necessário quando você, por exemplo, enviar uma breve nota assinada para um colega e esta nota deverá ser lida e eliminada no mesmo dia em que foi escrita.

Claro, Carimbo de Tempo não pode ser usado quando não é suportado pelas tecnologias de assinatura digital ou quando a Autoridade de Carimbo de Tempo (ACT) não está disponível.

Por outro lado, o Carimbo de Tempo é obrigatório quando você cria documentos assinados para ampla distribuição ou para armazenamento de longo prazo e para fins de arquivamento. O Carimbo de Tempo também é usado quando assinar os módulos executáveis de aplicações de software.

Mais rapidez, modernidade e segurança no dia a dia da sua empresa.

Maior produtividade com redução de custos?

ICP Brasil autoridade de registro
AR-QualiSign garantia e confiabilidade
Microsoft Azure
SafeWeb
Equinix
Este site utiliza padrões ICP-Brasil, conforme a Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2001.

Olá, sou o assistente virtual da QualiSign. Como posso te ajudar?